MTS NA SUA ESCOLA - Agende!


Assédio Moral?
Temas educacionais para HTPC?
Filiação à Entidade?
Dúvidas sobre legislação?
Mande um e-mail e agende, deixando o horário, o dia e seu nome e o nome
da escola para nossos conselheiros lhes fazer uma visita e realizar as
reuniões. Deixe também um telefone para retorno.

mtsguarulhos@yahoo.com.br

29/11/2011

Prefeitura de Santa Isabel diminui as férias dos professores

FÉRIAS SÃO UM DIREITO!  POR 30 DIAS DE FÉRIAS INTEGRAIS EM JANEIRO




O PSDB inaugurou uma onda de maldades sobre os professores, que não demora, será seguida por outros partidos em vários municípios.

Entenda o caso:

Em 08/07/11 o governo estadual publicou em Diário Oficial uma Resolução (44/11) que divide as férias dos professores desta rede em duas etapas: 15 dias em janeiro e 15 dias em julho.

A prefeitura de Santa Isabel não se intimidou em piorar esta medida, engolindo o recesso de dezembro dos professores, impondo férias de 26 de dezembro a 24 de janeiro. ABSURDO!

Com esta medida os governantes desconsideram:

1)     A necessidade de descanso e reposição de energia da categoria. Nossa profissão exige que haja um preparo prévio das atividades que acontecerão em sala de aula. Exige também que estas atividades sejam avaliadas (corrigidas) para que novas sejam preparadas. Que isto não acontece apenas na escola, mas na casa do professor. Ou seja, este profissional leva trabalho para casa, o que extrapola e muito sua jornada escolar;

2)     Os governos estadual e municipal não aplicam a Lei do Piso que destina 1/3 da jornada dos professores fora da sala de aula, exatamente para estudos, preparo e avaliação das atividades docentes;

3)     Os salários são extremamente baixos, o que faz com que os professores e as professoras sejam obrigados a ter um segundo ou terceiro emprego para poder sobreviver;

4)     Mais de 80% da categoria é composta por mulheres. Como vivemos numa sociedade machista, a mulher que é professora na escola, em casa passa a ser a babá, pois não há creches suficientes para todas as crianças, é cozinheira e lavadeira, pois não há restaurantes e lavanderias públicos, além de enfermeiras, Office girls (vai ao banco, ao mercado, etc) pois a maioria concorda que é  natural que as mulheres realizem estas atividades, o que as torna verdadeiras escravas do lar, multiplicando suas jornadas. Enquanto isso, o poder público economiza não investindo em saúde, educação, etc, já que as mulheres fazem estas atividades de graça!;

5)     Que após um ano de estafante jornada, o corpo fustigado destes profissionais merece, no mínimo, o recesso com seus familiares mais as férias de 30 dias integrais para repor suas energias para mais um ano intenso em escolas com salas superlotadas, com  péssimas condições de trabalho e sofrendo cotidianamente o Assédio Moral por parte dos superiores hierárquicos;

A divisão das férias tem uma explicação perversa: o Governo de São Paulo e prefeituras que estão alterando as férias docentes têm por objetivo facilitar a PRIVATIZAÇÃO da educação. As parcerias entre Estado e escolas de ensino técnico privadas, por exemplo, já acontece em quase 500 escolas.

Por isso, a dificuldade em dar as férias e o recesso aos alunos que freqüentam as duas escolas  concomitantemente(Estado e técnica particular), uma vez que o calendário das escolas estavam diferenciados, até então.

O que está por trás desta política toda é dar o dinheiro dos trabalhadores para os tubarões do ensino, em vez de investir em creches, saúde, salários e formação adequadas para os professores.

Para reflexão: As autoridades terão suas férias integrais... aliás, como trabalham pouco... a última sessão da Câmara e da ALESP será quando mesmo? Quando voltarão a trabalhar? Estas perguntas não podem calar!

Num país com 10% de analfabetismo e 25% de analfabetismo funcional, o descaso das autoridades só aumenta, e quem paga o preço é a classe trabalhadora e seus filhos.



Defendemos:

-  Tirem as mãos de nossos direitos!

- 30  dias de férias integrais em janeiro!

- Manutenção dos recessos de dezembro e julho!

- Implementação imediata da lei do piso  1/3 de hora atividade já!

-Reajuste dos salários com reposição da inflação do período!

-Não à privatização da Educação !

Nenhum comentário:

Postar um comentário